Artigos Aldo Mattos

Outros blogs, outros sites, outros cursos

Aldo Dórea Mattos

Recebo muitas consultas de leitores do blog me pedindo dicas de blogs, sites, cursos etc. Por esta razão, esta semana falarei sobre alguns que conheço e recomendo.


Blogs

Vou começar recomendando os outros blogs da PINI que fazem referência a assuntos ligados à gestão da Engenharia em geral.

Martelene Carvalhaes, competente advogada do mundo da construção, dá dicas e tira dúvidas sobre impostos, regimes de tributação e outros aspectos contábeis no blog Legislação e Tributos.

Já Paulo Grandiski, com sua longa experiência, aborda assuntos ligados a normas técnicas, perícias e regulação da Engenharia no sempre visitado Engenharia Legal.

Vale a pena conferir, sempre há algo novo. E Maurício Bernardes, no blog Tecnologia e Sustentabilidade traz o que de novo surge em termos de materiais, técnicas construtivas, certificações etc.

Blogtek é o blog comandado pelo versátil Rodolpho Stonner, gerente da Petrobras. Dividido em Atualidades, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção e Liderança e Gestão, o Blogtek é muito útil sobretudo para quem trabalha na área de óleo e gás. Como minha área é predominantemente infraestrutura, eu aprecio mais os posts que Stonner faz sobre gerenciamento e as dicas de MS Project.

Conheci o blog Engenharia Minuto meio por caso, ao ler o comentário de um aluno no Facebook. Fiquei encantado com o trabalho de Gustavo Martins e Erick Ruas à frente desse espaço cujo objetivo é o compartilhamento de boas técnicas e informações de qualidade podem auxiliar no desenvolvimento profissional dos engenheiros e profissionais da área. Lá há uma entrevista que pode interessar ao leitor (vejam quem é o entrevistado!!):

O Blog da Engenharia nasceu em 2011, a partir da vontade de um estudante em compartilhar os conhecimentos, dificuldades e situações do dia a dia de quem estuda e atua na área. Com o passar do tempo, o site cresceu e ampliou seu foco para tudo o que diz respeito ao universo da engenharia, incluindo tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo. Para quem gosta de inovações tecnológicas, é um prato cheio.

Já o Blog do Ely é um deleite para quem gosta de planilhas, macros, painéis e indicadores. Alexandre Ely é um ás no Excel e no MS Project. O Lean Template que você pode baixar gratuitamente é uma boa ferramenta para quem deseja analisar criticamente um cronograma, pois mostra o comportamento das atividades críticas em relação a custo, valor agregado, etc.

Também vale a pena destacar os podcasts do amigo Ricardo Vargas, um dos grandes nomes do gerenciamento de projetos. Os podcasts são explicações de cinco minutos sobre assuntos gerais do gerenciamento de custos, prazo, escopo, qualidade, riscos etc. Eu aprendo muito com Ricardo porque as lições são rápidas e têm alto cunho prático.

Sites

Uma fonte antiga de onde tirei (e tiro) boas dicas é o Engwhere. O site, criado para divulgar um software de orçamento, tem umas seções práticas, como Chão de Obra, ABC do Recém-Formado, Revista Engwhere e outras colunas. O site contém tabelas de dimensionamento rápido e rotinas para agilizar o orçamento de uma obra.

O portal PMKB (Project Management Knowledge Base) foi criado com o objetivo de reunir conhecimento sobre áreas técnicas de gerenciamento de projetos e afins. Não é apenas voltado a Engenharia e Construção mas, como muitos dos colaboradores são engenheiros, boa parte do material tem a ver com custos de obra. Há vários artigos sobre custos e projetos completos com orçamentos detalhados.

Se você busca um site que contenha trabalhos acadêmicos sobre o assunto habitação, uma boa dica é o Infohab (Centro de Referência e Informação em Habitação). Seu propósito é difundir informação na área do ambiente construído. O Infohab começou como biblioteca digital para divulgação da produção científica, mas hoje em dia oferece produtos e serviços.

Cursos

Quando o assunto é curso ? e aqui me refiro a programas mais extensos ?, vale a pena conferir os oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC). Com um quadro de professores que associam teoria e prática, eu destaco o MBA em Gestão Engenharia de Custos, que desde 2012 se propõe a apresentar as práticas recomendadas da AACE e do mercado de projetos industriais.

Em Minas Gerais existe o Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), de cuja ampla gama de cursos eu destaco a Especialização em Engenharia de Custos e Orçamento.

No Rio de Grande do Sul, merece nota o trabalho do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE), centro de pesquisa da UFRGS na área de construção civil. As atividades de pesquisa do NORIE são organizadas através de Grupos de Pesquisa, os quais reúnem professores, pesquisadores e alunos segundo os temas investigados: Gerenciamento e Economia da Construção; Edificações e Comunidades Sustentáveis; Tecnologia de Materiais e Sistemas Construtivos.